Densitometria óssea é um exame realizado para medir a densidade de minerais dos ossos. Esse exame é a única maneira confiável para determinar se existe perda de massa óssea, sendo fundamental para diagnosticar a osteoporose, a osteopenia, o risco de fratura e as demais doenças que afetam os ossos.
Em um exame de densitometria óssea é avaliada, basicamente, a massa óssea de coluna lombar, região proximal do fêmur e antebraço. Existe também a densitometria de corpo total que avalia, além da massa óssea, gordura e tecido magro (massa magra x massa gorda).
O exame é realizado em aparelhos dedicados com muito baixa radiação ionizante e bem tolerado pelos pacientes. É realizada uma varredura das regiões de interesse e depois cálculos são realizados para diagnóstico final.
Ele é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos, porém pode ser solicitado mediante a suspeita de alguma doença por um médico especialista. E, é contraindicado para mulheres grávidas e pacientes que tenham realizado exames que necessitam do uso de contraste nos 14 dias que antecedem o exame de densitometria óssea.
Preencha abaixo os campos com as informações solicitadas e entraremos em contato com você. Desde já, agradecemos sua preferência.
A amamentação vai além de um simples ato de nutrir; é uma conexão profunda que fortalece o vínculo entre mãe e filho. O leite materno é essencial para o crescimento ...
saiba maisA Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), por meio do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), oferece, além do tratamento tradicional para o câncer de cabeça e pescoço, ...
saiba mais