Quando devo procurar um coloproctologista?
O coloproctologista é um médico cirurgião especialista nos tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças relacionadas ao intestino delgado, grosso (também conhecido como cólon), reto e ânus. Muitas pessoas desconhecem os sinais de alerta de que está na hora de procurar a ajuda desse especialista.Conforme o coloproctologista Marcos Alencar Pelegrini, esta especialidade trata doenças do cólon, reto e ânus. Além disso, ele também está habilitado a realizar cirurgias (aberta e por videolaparoscopia) intestinais e anais, além de exames diagnósticos como colonoscopias.
Nossa formação abrange um conhecimento avançado acerca dos problemas relacionados ao intestino, além de especialização em cirurgia geral. Ou seja, após a graduação em Medicina, o profissional que se especializa em coloproctologia realiza uma residência de 2 ou 3 anos em Cirurgia Geral e, somente depois desse período, estará apto a prosseguir na especialização em Coloproctologia, por mais 1 ou 2 anos”, destaca.
Antigamente, a coloproctologia também era conhecida como proctologia — que tinha como área de estudo e tratamento dos distúrbios da região do reto e ânus.Porém, essa especialidade médica evoluiu e se ampliou, incluindo também o estudo e tratamentos das doenças do intestino grosso, sendo melhor referida pelo termo coloproctologia.
Quais doenças podem ser tratadas pelo coloproctologista?
O médico coloproctologista está apto a tratar diversas doenças que afetam o intestino, o reto e o ânus. Entre elas, estão:
câncer colorretal (intestino grosso e reto);
doença hemorroidária, fistulas e abscessos anais;
doenças inflamatórias do intestino como Crohn e retocolite
ulcerativa;
síndromes do intestino irritável e do cólon irritável;
incontinência anal;
prolapso retal;
doenças sexualmente transmissíveis que acometem o ânus, como a sífilis.
O coloproctologista é o médico indicado para dar orientações sobre constipação intestinal, problemas e distúrbios na evacuação — além de tratamento e prevenção do câncer colorretal.
Quando devo procurar o coloproctologista?
Alguns sintomas são sinais de alerta de que é preciso uma avaliação do coloproctologista com urgência. São eles:
alteração do ritmo intestinal (prisão de ventre ou diarreia
constantes);
dificuldades para evacuar e/ou dor durante a evacuação;
sangramento anal;
dor e/ou cólica abdominal constante;
histórico familiar de câncer colorretal.
“é fundamental que o paciente procure o médico tão logo observe o aparecimento dos primeiros sintomas — para que o diagnóstico seja feito precocemente e o possível tratamento iniciado o mais breve.Por isso, esteja sempre atento ao seu corpo, sem preconceitos, tabus ou restrições”, finaliza Pelegrini.