RESULTADOS EXAMES
Home Blog NASCIMENTO SEGURO: O papel do pediatra no pré-natal

Blog

NASCIMENTO SEGURO: O papel do pediatra no pré-natal

A assistência ao nascimento seguro se inicia de forma precoce, com a participação do pediatra na consulta de pré-natal. A consulta é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e deverá ser realizada no terceiro trimestre da gestação. Conforme o pediatra Diogo Giotti de Morais, uma das mais difíceis e gratificantes funções do pediatra é a de orientar os pais a serem cuidadores competentes de seus filhos. Ele destaca que a consulta pré-natal com o pediatra deve ser recomendada a cada nova gestação.
é nessa consulta que o pediatra tem a oportunidade de estabelecer vínculo com os pais, informar a importância de sua presença na sala de parto, sobre suas habilidades nos preceitos da reanimação neonatal, a importância do clampeamento oportuno do cordão umbilical, o contato pele a pele em todos os tipos de partos, o aleitamento materno na primeira hora de vida, esclarecer sobre as condições do nascimento que favorecerão o bem-estar da criança e ao seu desenvolvimento futuro”, explica.
O pediatra deve então atuar na gestação, acompanhar o parto, apoiar e orientar cuidados com a mãe e RN. Portanto, desempenha importante papel de “cuidador”, procurando orientar sobre questões de saúde e nutrição, além de diminuir os estresses familiares.
Os objetivos a serem atingidos na consulta pré-natal incluem:
Estabelecer o vínculo entre o pediatra e os pais;
Identificar situações de risco;
Definir abordagem de promoção, prevenção e tratamento, fundamentados na avaliação da história perinatal;
Coletar dados sobre a saúde materna e resultado dos principais exames como Anti-HIV, VDRL, HbsAg, Toxoplasmose, Hemograma, Exame de Urina e Triagem para o Estreptococo do grupo B.
Promoção à amamentação;
Esclarecimento de dúvidas;
Apoio aos sentimentos dos pais em relação a gestação e ao parto.
Assim, em todos os nascimentos deve estar presente o pediatra como parte integrante e indispensável de uma equipe multiprofissional para que o atendimento seja realizado de modo seguro, pois trata-se do único especialista preparado e habilitado para cuidar de modo adequado dos recém-nascidos, das crianças e dos adolescentes.