RESULTADOS EXAMES
Home Blog Fatores de risco cardiovasculares: saiba o que é e como prevenir

Blog

Fatores de risco cardiovasculares: saiba o que é e como prevenir

As doenças cardiovasculares representam cerca de 30% das mortes no Brasil de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Elas atingem o coração ou vasos sanguíneos da pessoa. Estima-se que cerca de 1 em cada 3 mortes prematuras em homens, e 1 em cada 5 mortes prematuras em mulheres são causadas por doenças cardiovasculares.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças cardiovasculares, ou seja, ela é a principal causa de mortes no mundo.
Os fatores de risco são condições que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral. Esses fatores podem ter causas genéticas ou ambientais. Existem diversas razões para que surjam doenças cardiovasculares, entre elas a genética e fatores ambientais como o tabagismo, o sobrepeso e obesidade, a diabetes e o consumo excessivo de álcool são exemplos.
No caso de a pessoa apresentar doenças cardiovasculares consequência de fatores genéticos não há como evitar, mas é importante que a pessoa procure conhecer seu histórico familiar e visitar seu médico periodicamente. Já os fatores ambientais podem ser evitados, controlados e tratados.
Conheça alguns fatores de risco que podem ser evitados ou tratados:
Bebida alcóolica – o consumo excessivo de álcool é considerado danoso para a sua saúde em geral e do coração, pois está relacionado ao desenvolvimento da hipertensão, altera o ritmo cardíaco e aumenta o peso.
Tabagismo – o tabagismo está entre as principais causas de mortes no mundo. Os fumantes correm risco de morte súbita quatro vezes maior do que os não fumantes. O vício no cigarro aumenta as chances de infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) conhecido como derrame, e outras doenças como câncer.
Sobrepeso/obesidade – essa doença crônica engloba fatores sociais, comportamentais, culturais, psicológicos, metabólicos e genéticos. Ela é o acúmulo de gordura no corpo e pode ser causada pelo consumo excessivo de calorias ou pelo sedentarismo. O sobrepeso ou obesidade contribuem significativamente para o desenvolvimento de doenças cardíacas, entre outras.
Estresse excessivo – redes sociais, trânsito, ritmo de vida agitada contribuem para o estresse. é preciso encontrar a melhor forma para conviver com esse vilão.
Hipertensão – a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ou Pressão Alta (PA), sozinha, é a principal causa de doenças do coração, dos rins, acidente vascular cerebral, e comprometimento das artérias dos olhos.
A melhor forma de tratar as doenças cardiovasculares é através da prevenção. Caso a pessoa já apresente diagnóstico da doença, ela pode melhorar suas condições através das mudanças de comportamento e uso de medicamentos, ou alguma outra intervenção médica quando indicada.
O importante é mudar o estilo de vida e seguir hábitos saudáveis. Diminuir níveis de estresse, realizar atividades físicas periodicamente, fazer uma reeducação alimentar, diminuir o consumo de álcool e eliminar o cigarro da rotina, são as melhores formas para uma vida mais longínqua e feliz. Além dessas ações todo paciente deve ter claro que precisa de acompanhamento por médicos e demais profissionais da área da saúde.
Fonte: Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e Site Minuto Saudável.