RESULTADOS EXAMES
Home Blog Elimine Cálculos renais sem cirurgia

Blog

Elimine Cálculos renais sem cirurgia

Os cálculos renais, conhecidos popularmente por pedras no rim, são constituídos a partir de sais minerais presentes na urina, formam-se no rim e geralmente são expelidos do corpo na urina. “Cálculos de pequenos tamanhos podem passar pelo trato urinário sem causar sintomas. No entanto, quando um cálculo cresce muito pode causar bloqueio do ureter, provocando dor intensa na parte inferior e posterior do abdômen. A presença de um cálculo pode também causar sangue na urina, vômitos ou dores intensas”, explica o médico urologista, do Hospital Casa Vitta, Nabil Mousa Yasin.

Conforme dados médicos, aproximadamente 5% da população brasileira pode desenvolver cálculo renal ao longo da vida, sendo que 80% destas pessoas eliminarão a pedra espontaneamente junto a urina. Os demais 20% muito provavelmente precisarão de alguma forma de tratamento. “As pessoas que ja tiveram cálculo renal têm chance de 50% de desenvolver um novo cálculo nos próximos 5 a 10 anos”, ressalta o urologista apontando alguns fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver cálculos renais: “Alteração na absorção ou eliminação dos produtos que podem formar cristais de sais minerais; predisposição pessoal familiar; ingestão de pouco líquido; distúrbios alimentares; e a doença gota, por exemplo”.

TRATAMENTO

Quando um cálculo é muito grande para ser eliminado naturalmente pelo organismo, ele precisará ser tratado. “Para esse tipo de situação podemos desintegrá-lo através da Litotripsia Extracorpórea. Onde diferentes formas de energia podem ser empregadas para se fragmentar o cálculo em partículas pequenas o suficiente para serem eliminadas pela urina”, esclarece Nabil. O Hospital Casa Vitta tem a disposição de sus pacientes um moderno equipamento computadorizado de última geração para tratamento de cálculos renais e também ureterais por ondas eletromagnéticas que atingem e fragmentam os cálculos. A localização dos cálculos é feita através de radioscopia e ultrassonografia, direcionais em linha.

“Todo esse procedimento de desintegração dos cálculos é realizado sem anestesia, sem cirurgia e sem internação hospitalar . As ondas geradas pelo equipamento e que se chocarão com os cálculos, sendo propagadas no interior do corpo é que serão responsáveis pela fragmentação. Esse é um método considerado não invasivo de fragmentação de cálculos onde as ondas produzidas são mais potentes no ponto focal, ou seja, direcionadas onde estão localizados os cálculos”, explana o médico urologista alertando que hábitos saudáveis como beber bastante líquido, água de preferência, aliada a uma alimentação balanceada, no decorrer do dia a dia juntamente com a redução do consumo de sódio podem ser dicas importantes para prevenir cálculos renais. O hospital Casa Vitta conta com uma total estrutura e com equipamentos de última geração para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças dos rins, bexiga, próstata e vias urinárias, infertilidade masculina e doenças sexualmente transmissíveis.