O câncer de pulmão é um dos mais comuns no Brasil e, por seu diagnóstico tardio e alta letalidade, também um dos que apresentam maior taxa de mortalidade. Por anos, nenhum dos métodos diagnósticos usuais mostrou-se eficaz para rastreio da doença, devido ao alto índice de falsos-positivos e falsos-negativos.
75% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados tardiamente. Isso faz com que a chance de cura seja menor– e por isso sua detecção durante a fase inicial se faz tão importante, bem como sua prevenção.
Dentre os exames importantes para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão está a tomografia computadorizada.
Em 2011, o National Lung Cancer Screening Trial publicou redução de 20% no risco relativo de morte por câncer de pulmão, comparando a tomografia de tórax de baixa radiação à radiografia de tórax como estratégia de rastreio.
O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão.
Em 7 de julho de 2020, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (EUA) (U.S. Preventive Services Task Force – USPSTF) publicou uma nova recomendação sobre o rastreamento de câncer de pulmão em pessoas que não apresentam sinais ou sintomas. Com base em novas evidências, o USPSTF recomenda que a triagem seja realizada anualmente com tomografia computadorizada (TC) em baixas doses às pessoas de 50 a 80 anos de idade com alto risco de câncer de pulmão, de acordo com o histórico de tabagismo.
Tabagistas ou ex-tabagistas que cessaram o tabagismo em menos de 15 anos, com carga tabágica de pelo menos 20-30 maços-ano. O rastreio anual, seguindo essa recomendação, deve ser suspenso tão logo o paciente ex-tabagista complete 15 anos sem fumar.
No CASA VITTA- Centro de Diagnóstico, possuímos um corpo clínico especializado na tomografia computadorizada para a detecção de câncer de pulmão. São médicos radiologistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem e técnicos em radiologia prontos para oferecer a você um atendimento individualizado, com conforto e privacidade.